Personalidades

CONHEÇA NOSSOS PALESTRANTES E PROFESSORES

Embaixador Vitor Candido Paim Gobato
Gaúcho de Antônio Prado (RS). Cônsul-geral do Brasil em Rivera. Serviu na embaixada em Cabo Verde, Ministro de Primeira Classe da Carreira de Diplomata do Quadro Permanente do Ministério das Relações Exteriores (2007), e atuou também como Embaixador do Brasil na Romênia.
Curiosidade: foi goleiro do Atlético Mineiro nos anos 70.

Silvio Javier Battello Calderon
Bacharel em Direito na Argentina - Universidad Nacional de Córdoba (2002)- e no Brasil – UFRGS (2004). Especialista em Direito Empresarial - PUCRS (2003). Doutor em Direito – UFRGS (2007).Pós-doutorando em Direito na Universidade de Buenos Aires- UBA(2009). Área de atuação: Direito da Integração, Direito Internacional Privado, Direito Comparado, Direito Civil e Direito Comercial

Carlos Alberto Gomes Chiarelli
Possui graduação em Ciencias Júridicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1962) . Atualmente é funcionário do Grupo de Universidade do Mercosul e professor titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Direito , com ênfase em Direito Privado. Atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Coletivo do Trabalho, Sindicatos Clonflitos Negociação.

Clarissa Franzoi Dri
É professora do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina e doutoranda do Instituto de Estudos Políticos da Universidade de Bordeaux. Foi professora convidada do Instituto de Estudos Políticos de Paris. É mestre em Direito das Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina e bacharel em Direito da Universidade Federal de Santa Maria. Sua tese analisa mudanças institucionais no âmbito das relações internacionais, com ênfase na política do Mercosul. Suas principais áreas de interesse são estudos legislativos, integração regional e política internacional.

Jabr Hussein Deeb Haj Omar
Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Econômicas e Estatísticas - Jordain University Amman (1972), mestrado em Ciências Econômicas - McGILL University Montreal (1979) e doutorado em Economia McGILL University, Montreal (1984). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Pelotas e professor titular da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desvio de comercio, criação de comercio, integração econômica, política monetária e fiscal, Distribuição da renda.

Luiz Augusto Estrella Faria
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é técnico da Fundação de Economia e Estatística e professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nos cursos de pós-graduação em Economia e em Estudos Estratégicos Internacionais e nos cursos de graduação em Ciências Econômicas e em Relações Internacionais. Foi professor visitante na Universidade de Estocolmo (Stockholms Universitet) em 2009 e na Universidade de Economia de Viena (Wirtschaftsuniversitet Wienn) em 1995. Também foi editor da revista Indicadores Econômicos FEE entre 2007 e 2011. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política e Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia brasileira, integração econômica, globalização, relações exteriores do Brasil e Mercosul.

Rafael Balardin
Professor de Relações Internacionais da UNIPAMPA. Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência na área de História, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política externa brasileira, política interacional, integração econômica, história e economia internacional

Cesar Alberto Ranquetat Júnior
Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais - UniRitter(2000) e Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente cursa o Doutorado em Antropologia Social na UFRGS.

Rogerio Reus Goncalves da Rosa
Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com participação no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CNPq) na Université de Montréal (UdM). Atualmente, é Professor Adjunto do Bacharelado em Antropologia e do Mestrado em Ciências Sociais na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), também Professor Convidado do Proeja Indígena (UFRGS). Além disso, é coordenador do Núcleo de Etnologia Ameríndia (NETA/UFPEL) e do Núcleo de Estudos sobre Populações Costeiras Tradicionais na Universidade Federal do Rio Grande (NECO/FURG). Profissionalmente, tem experiência em etnologia ameríndia, trabalhando com Kaingang, Charrua, Minuano, Guarani-missioneiro e Tape, a partir dos seguintes temas: mitologia, sistema dualista (sociedade Jê), xamanismo, ritual, território, identidade, cultura material.

Avelar Batista Fortunato
Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (1982); Especialização em Economia de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1993); Doutorado em Administração Educacional pela Universidade Concordia - USA (2001). Defesa de tese de doutorado na Universidade Federal de Goiás - UFG (2006). É docente universitário desde 1983. A partir de 2006 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA. Em Santana do Livramento RS, divisa seca com Rivera no Uruguai, tem se dedicado a estudos sobre Integrações Econômicas Binacionais e Desenvolvimento Social em Regiões de Fronteiras.

Ana Lourdes da Rosa Nieves Brochi Fernández
Possui graduação em Letras Licenciatura Plena em Português e Inglês pela Universidade Católica de Pelotas (1983), graduação em Letras Português e Espanhol pela Universidade Católica de Pelotas (1994), mestrado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2001) e doutorado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2010). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade Federal de Pelotas e coordenadora adjunta do Curso de Espanhol à distancia do projeto REGESD. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua espanhola, fonética e fonologia de língua espanhola e linguística aplicada.

Aldyr Garcia Schlee
Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977). Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1959). Ex-professor da Universidade Católica de Pelotas, da Universidade do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Pelotas, onde foi pró-reitor de Extensão e Cultura (1989-1992). Atuou até 2005 como professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Escritor premiado nacionalmente, tem larga experiência de pesquisa e produção literárias na área de Letras, com ênfase em LITERATURA GAÚCHA (sul-rio-grandense e platina), sendo autor de livros de ficção, bem como de ensaios críticos, com participação em antologias, colaboração em revistas especializadas e atuação em palestras e mesas redondas.


Antônio Carlos Martins da Cruz
Graduado em História (1989), com Especialização em Ciência Política (1993), pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (1998), e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2006) - com estágio de doutorado na Universidad de Buenos Aires (UBA) (2004). Docente universitário desde 1994, atuou como professor/pesquisador do Mestrado de Política Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) entre 2006 e 2010, onde também coordenou o Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC). Foi também coordenador nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (Rede de ITCPs)(2008-2010). Desde setembro/2010 é professor adjunto de economia no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde participa do Núcleo de Tecnologias Sociais e Economia Solidária (TECSOL). Tem experiência nas áreas de Sociologia do Trabalho e Economia Social e do Trabalho, com ênfase em Economia Solidária, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, economia solidária, incubação de empreendimentos econômicos associativos, qualificação profissional e desenvolvimento local.

Luciana Maria de Aragão Ballestrin 
Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), tendo realizado Doutorado Sandwich na Universidade de Coimbra (2008). Foi Professora Assistente Substituta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009-2011) e atualmente é Professora Adjunta de Ciência Política no Departamento de Relações Internacionais da UFPel. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase nas áreas: Globalização, Teoria Política e Democrática, Sociedade Civil, Sociedade Civil Global e Controle de Armas (Small Arms and Light Weapons).

Paloma Morais Correa
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), com intercâmbio de um semestre do curso de Direito da Universidade de Westminster-Inglaterra (2006), Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e Mestrado em Direitos Humanos pela London School of Economics (2010). É professora no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas.

Gustavo Oliveira Vieira
Doutorando em Direito pela UNISINOS. Possui graduação (2002) e mestrado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2005). Atualmente é professor do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas, RS - UFPel. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e Direito Internacional Público (com participação em eventos em 4 continentes), atuando principalmente nos seguintes temas: Paz, Direito Internacional dos Direitos Humanos e o Constitucionalismo Contemporâneo.

Bruno Ricardo Viana Sadeck dos Santos
Possui graduação em Ciência Politca e Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2001) e mestrado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2006). Professor Assistente Nível 1 da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no curso de Relações Internacionais. Atualmente é Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e exerceu cargo de docente em três Instituições de Ensino Superior em Brasília- DF e uma em Porto Alegre-RS.Tem experiência na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase em Federalismo, Sistemas Eleitorais, Política Internacional, Integração Regional.

Ricardo Rocha de Vasconcellos
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1986), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional Público, atuando principalmente nos seguintes temas: organizações internacionais, uso da força na sociedade internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário